Transformação digital como cultura empresarial

Transformação digital como cultura empresarial

Muito associada a investimentos em tecnologia, a transformação digital vai muito além pois envolve processo, pessoas, cultura e mindset digital.

A transformação digital está cada vez mais presente na sociedade, tornam-se necessárias para o sucesso das organizações. No Brasil,  4 em cada 3 pessoas utilizam a internet frequentemente, tornando-o respectivamente o terceiro no ranking de consumo digital com 9 horas diárias nas internet, e segundo no ranking no consumo de redes sociais com 4 horas diárias consumindo os aplicativos.

Para promover mudança estrutural e cultural dentro de uma organização, é necessário mobilizar os colaboradores para que as iniciativas possam ser bem sucedidas.

Sendo assim, toda implementação de mudanças na empresa (change management) deve ser planejada, com foco na transparência, confiança, colaboração e crescimento contínuo.

Neste artigo iremos abordar a transformação digital na cultura empresarial. Continue a leitura!

O que é a transformação digital como cultura empresarial?

A transformação digital envolve tecnologia de ponta, automação e mudanças em processos, mas também é preciso mobilizar quem será diretamente impactado por ela.

Por isso, considerar que a transformação digital acima de tudo é uma questão de cultura dentro da organização permite que sua implementação possa ser bem sucedida.

Desde o planejamento até a implementação, entender sua importância e o que de fato mudará na rotina de cada um faz com que as pessoas se engajem.

Além disso, é essencial que nesse processo todos sejam qualificados para que aprendam a lidar com mudança organizacional e tenham orientações para se adaptarem da melhor forma.

Como aplicar a transformação digital no meu negócio?

A parcela de empresas que estão aderindo à transformação digital está crescendo em ritmo acelerado, e a tendência é de crescimento com aumento do investimento em tecnologia e adesão de novas ferramentas digitais.

A tecnologia traz resultados interessantes e mais fáceis de serem mensurados, arquivados e analisados, dentre outros benefícios. 

No entanto, para que a essa mudança seja aplicada corretamente, é preciso seguir alguns passos, veja a seguir:

Foque nas pessoas

A tecnologia depende das pessoas e vice-versa. 

Para que a transformação seja completa e gere frutos, é ideal que as pessoas saibam lidar com essas ferramentas, isto é, que sejam treinadas e aperfeiçoadas para tal, impulsionando a busca pelo conhecimento e pela especialização.

Para tal, destaca-se a importância em reconhecer a gestão do conhecimento organizacional. Seja através dos colaboradores abrindo um canal de comunicação com líderes para que os mesmos definam diretrizes na difusão do conhecimento interorganizacional, ou a criação de processos possibilitando a inovação aberta, desenvolver uma cultura de aprendizado é essencial para o sucesso na implementação da transformação digital nas organizações.

Destaca-se, igualmente, a importância da autonomia, da confiança e da estratégia digital no processo de difusão do conhecimento e disrupção organizacional. 

Compreenda as habilidades tecnológicas 

A transformação digital é mais humana do que tecnológica, portanto, no momento em que for recrutar novos membros para o time, tenha foco nos que tenham habilidades cognitivas e sociocomportamentais para aprender e se adaptar as mudanças constantes da sociedade.

As maiores habilidades tecnológicas, na verdade, são sociais! Isso porque se a pessoa a ser contratada já tiver uma mentalidade inovadora, poderá aprender mais facilmente lidar com novas tecnologias, bem como entender sobre o mecanismo das mesmas.

Ou seja, para que a transformação seja completa dentro de sua empresa, tenha gente do seu lado que também possua uma mente passível de evolução nesse quesito.

Utilize dados para promover mudanças

Os dados são excelentes para auxiliar na tomada de decisões, mas é essencial saber quais armazenar, interpretar e utilizar como insights para tomadas de decisões tanto mercadológicas como de recursos humanos.

Grandes empresas multinacionais têm suas culturas orientadas majoritariamente por dados e seus resultados mostram o quanto isso pode ser benéfico.

No entanto, não são todos os dados que se aplicam ao seu negócio. É necessário ter uma equipe destinada a captá-los com as ferramentas digitais, traduzi-los e depois utilizá-los.

Percebeu como a mudança digital é uma questão social e de talento? E para implementar em sua organização, conte com a ajuda de especialistas.

Aproveite para manter-se em nosso blog! Continue a leitura sobre nosso ponto de vista sobre algoritmos do YouTube: poderosos ou perigosos?