Twitter: Como se tornou uma ferramenta estratégica de marketing e interação com consumidores?

Twitter

Twitter: Como se tornou uma ferramenta estratégica de marketing e interação com consumidores?

Uma rede social com espaço para curtidas, interações e muitas conexões. O Twitter começou a fazer sucesso no Brasil em 2008 e desde então vem ganhando espaço com a agilidade, praticidade e facilidade em relação ao seu uso. 

Atualmente, a rede social possui 330 milhões de usuários, 126 milhões de usuários acessam a plataforma diariamente e um número de 500 milhões de tweets são postados todos os dias. No Brasil, ocupa a 10ª posição na lista das maiores redes sociais.  É muita conversa e desabafo, não é?! 

Se você quer saber mais sobre essa rede social, continue lendo o nosso blog.

Twitter como ferramenta de marketing para negócios 

O Twitter é uma rede social essencial para a sua marca estar presente. Afinal, os usuários amam fazer menções a sua brandlovers ou para gerar algum tipo de debate ou discussão.

Para isso, é importante saber os tipos de estratégias que podem ser utilizadas para dar voz a sua marca dentro da rede social e estar presente de forma relevante.  

  • O Twitter é uma rede social que serve para dar voz e ser ouvido: quando falamos em produção de conteúdo, é uma boa ferramenta para compartilhamento de post ou de blogs;
  • Fácil relacionamento com o usuário: o Twitter facilita a troca de mensagens entre o cliente e a marca, tornando uma relação mais próxima e humana, o que contribui para a identidade da empresa; 
  • Monitoramento de oportunidades e interesses: a rede social facilita a busca pelo nome da empresa ou de um assunto que esteja em alta, podendo gerar mais alcance para algum post ou blog. Também auxilia na busca de tendências, podendo trazer resultados positivos dentro de um planejamento editorial. Além disso, 74% dos usuários seguem marcas ou empresas e 68% também seguem influenciadores na rede social. Então, é relevante estar dentro dessa plataforma. 

 Twitter no Brasil: frequência de uso pelos usuários

Nessa plataforma, os usuários podem se expressar com até 280 caracteres, ou seja, você precisa resumir de maneira objetiva o que deseja transmitir.

No Brasil, é uma rede social bastante utilizada. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, revelou dados sobre o comportamento do usuário no Brasil: 11% disseram que é a rede social mais utilizada entre eles, ficando atrás do Instagram, com 41% de preferência, Facebook, com 24% e YouTube, com 17% de preferência.

Além disso, a maioria dos usuários já estão na plataforma há algum tempo: 57% dos entrevistados já possuem conta no Twitter há pelo menos 3 anos, sendo que desses, 36% já usam a rede social há mais de 5 anos.

Hábitos de uso e consumo de conteúdo 

O Twitter é conhecido como uma rede social de compartilhamento de informação, com notícias se proliferando de forma acelerada por lá.  Sendo assim, 66% costumam utilizar a plataforma para acompanhá-las.

Além disso, 49% costumam comentar e interagir em publicações, 48% acompanham e curtem tweets de amigos e 47% leem conteúdos com temas de humor e descontração.

Da mesma forma, entre os perfis seguidos pelos usuários, a maioria fala sobre notícias, 58%, metade dos perfis falam sobre música e 49%, sobre humor.

Faça anúncios e acompanhe os dados do Twitter Analytics 

O Twitter Analytics é uma ferramenta que oferece uma série de informações e dados para te ajudar a entender o perfil dos seus seguidores, conhecer a performance dos seus conteúdos e das ações para melhorar a sua taxa de engajamento. 

Com o Analytics, você consegue descobrir qual abordagem traz mais resultados para usar nos próximos tweets, qual tweets se destacaram mais, qual foi a melhor publicação do mês e qual o melhor horário para produzir conteúdo. 43% dos entrevistados afirmaram que os anúncios que aparecem na plataforma têm a ver com eles,  25% se irritam com os anúncios, 35% se interessam por eles.

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre o tema, conte para a gente: Você já utiliza a sua conta do Twitter para impulsionar o seu negócio? 

Se você não sabe por onde começar? Entre em contato conosco para lhe ajudarmos a traçar a sua estratégia.