WhatsApp para empresas: saiba como utilizar esse canal!

WhatsApp para empresas: saiba como utilizar esse canal!

Criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, o aplicativo mais queridinho de mensagens instantâneas começou com o intuito de ser uma rede social para substituir os SMS e permitir trocas de mensagens. Ele cresceu e entendeu sua importância no contexto empresarial, lançando o WhatsApp para empresas.

Com 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, a rede social sempre foi promissora e chamou a atenção de Mark Zuckerberg, que comprou o aplicativo por 16 bilhões de dólares em 2014.

Após a compra, o app ganhou novas ferramentas e botões que possibilitam enviar figurinhas, trocar gifs, o envio de fotos e vídeos e, até mesmo, compartilhar a localização atual com amigos e familiares.

Mas o que mais chama a atenção das empresas é o WhatsApp Business, o aplicativo na versão empresarial que permite uma gama de possibilidades quando o assunto é se relacionar com clientes. 

Para desvendar todas as possibilidades dele, criamos esse artigo. Continue lendo e entenda a importância dele para o relacionamento com o cliente!

Quais são os benefícios de utilizar o WhatsApp para empresas?

O WhatsApp para empresas está ganhando popularidade e fama entre as organizações por motivos claros: sua gratuidade, fácil usabilidade e a oportunidade de se relacionar de forma mais amigável e rápida, e estreitar laços com os consumidores.

Para usufruir ao máximo dessa ferramenta, é preciso seguir algumas regras, como respeitar o espaço do cliente, evitar mandar um grande número de mensagens e apenas entrar em contato quando permitido.

Inclusive, a LGPD está ativa e é preciso ter todas as precauções nesse relacionamento para estar dentro da legalidade.

Como utilizar o WhatsApp para empresas?

Para utilizar o WhatsApp para empresas, primeiro é essencial conhecer todas as possibilidades que o aplicativo permite:

Mensagens automáticas

O aplicativo vem se tornando a preferência de canal de comunicação e 76% dos brasileiros já estão acostumados a falar com empresas por este meio.

Nesse sentido, é muito comum que clientes entrem em contato com o WhatsApp da empresa mesmo depois do horário de expediente, quando não terá ninguém para responder à mensagem naquele momento.

Nisso, o WhatsApp para empresas pode ajudar: a ferramenta possui a capacidade de enviar mensagens automáticas programadas anteriormente.

No caso das mensagens fora do horário, o cliente terá uma primeira posição da organização.

Um exemplo de mensagem automática que pode ser usada é: “Olá, obrigado pelo seu contato! Não estamos disponíveis agora, mas amanhã a partir das 8h estaremos aqui. Aguarde nosso retorno.”.

As mensagens podem ser programadas em um certo período e criadas por você.

Linhas de transmissão 

As linhas de transmissão são listas com contatos que você pode enviar simultaneamente alguns conteúdos, como promoções, cardápios, catálogos e qualquer novidade sobre a empresa.

De forma fácil, essa ferramenta deve ser usada com ética e respeito às vontades dos clientes, ou seja, sempre pergunte se eles querem continuar recebendo essas mensagens e permita o descadastramento desburocrático.

Stories 

Os stories, como são chamados no Instagram, são conhecidos no aplicativo por status. Eles podem ser usados para mostrar produtos, novidades, refeições, dentre muitas outras opções.

Sem precisar de autorização, os clientes é que decidem ver os status e só podem ter acesso a eles se tanto a empresa como o consumidor estiverem nas respectivas listas de contato.

É muito importante ter seus clientes adicionados e orientá-los a adicionar o seu contato. Essa mesma regra vale para a lista de transmissão.

Catálogo

O catálogo é uma novidade exclusiva para o WhatsApp para empresas. 

Com essa ferramenta, é possível cadastrar produtos e serviços, para que qualquer pessoa que tenha seu número salvo nos contatos possa ver, a hora que desejar, o que você vende, mesmo sem entrar em contato.

O catálogo serve como um cartão de visita, que auxilia na decisão de compra e entrega, de forma automatizada, informações sobre os produtos e sua disponibilidade, bem como os preços e informações extras.

Gostou de saber sobre o WhatsApp para empresas? Continue em nosso blog e aproveite para continuar sua leitura com o post: qual rede social usar para marca pessoal?