World Wide Web celebra 30 anos: O que esperar para os próximos anos?

O World Wide Web celebrou seu 30º aniversário. Para comemorar, o criador do WWW publicou uma carta aberta sobre o que podemos esperar para o futuro da web.

World Wide Web celebra 30 anos: O que esperar para os próximos anos?

No 30º Aniversário da World Wide Web Sir Tim Berners-Lee reflete em carta aberta sobre como sua invenção transformou o mundo e o que temos que fazer para construir uma web melhor.

Você com certeza já se perguntou quem está por trás do famoso WWW. Mas, você sabia que a World Wide Web existe há  apenas 30 anos?  Apesar de jovem, a web possui uma longa e revolucionária trajetória.

No dia 12 de março, 30 anos após a proposta original para um sistema de gerenciamento de informações, metade do mundo tem acesso à internet.

“É o momento para celebrarmos o quão longe chegamos, mas também uma oportunidade de refletirmos sobre até onde temos de ir ainda”, explicou o criador da World Wide Web.

Evolução da web ao longo dos anos:

Ao longo dos anos, a web transformou-se  em vários tipos de negócio. A cada novo recurso e novo site criado, a divisão entre os que têm acesso à internet e os que não possuem tal acesso, aumenta constantemente. Dessa forma, faz-se ainda mais necessário tornar a World Wide Web um local disponível à todos.

“Tendo em conta o pano de fundo das notícias que relatam como a World Wide Web é mal utilizada, é compreensível que muitas pessoas sintam-se com medo e inseguras, e se questionem se a web é realmente uma força do bem. Mas, vendo o quanto a web mudou nos últimos 30 anos, seria derrotista e pouco imaginativo presumir que a internet como a conhecemos não pode ser modificada para melhor nos próximos 30 anos. Se desistirmos agora de construir uma web melhor, então a web não terá falhado conosco. Nós teremos falhado para com a web”, destacou Sir Tim Berners-Lee.

Em sua carta aberta, o criador da World Wide Web ainda ressalta que não se pode culpar apenas as redes sociais, o governo ou o espírito humano. E, para corrigir o problema de narrativas que muitas vezes são mal intencionadas, sacrifica os valores dos usuários ou até mesmo causam um viral de desinformação, é preciso unir-se em uma comunidade global da web.

World Wide Web: O que esperar para o futuro da internet?

Tendo em vista as reflexões de Sir Tim Berners-Lee, a World Wide Web criou a campanha global #ForTheWeb para as pessoas se unirem por uma internet livre, aberta e segura para todos.

“A World Wide Web é para todos e, coletivamente, temos o poder de mudá-la. Não será fácil. Mas, se sonharmos um pouco e trabalharmos muito, podemos conseguir a web que queremos”, conclui Sir Tim.

Artigos Relacionados